Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sobre ser professor


Não posso escrever sobre ser professor partindo da minha experiência profissional, uma vez que ainda estou na etapa entre recém-formada e professora de verdade, mas posso escrever sobre a perspectiva de quem já sentiu o prazer de ensinar e vislumbrar o brilho nos olhos de quem estava aprendendo.

Para mim, ser professor é muito mais do que estar a frente da sala de aula. 
Ser professor é realmente ensinar, abrir horizontes, despertar a curiosidade, a consciência e possibilitar novos sonhos. É fazer com que o conhecimento seja transformador e libertador, um instrumento para a emancipaçao do sujeito.  É sobretudo comprometer-se com ideais em prol da transformação social.
Ser professor é ser provocador, fazer o outro pensar sobre sua própria realidade, é ser transformador. É enxergar que na sua frente não estão "coisas", mas pessoas que pensam, que falam e que sentem como você. 

Professor é uma profissão que sempre respeitei e admirei muito, bem antes de pensar que um dia poderia me tornar uma professora. Atualmente, eu diria que é preciso ter coragem para ser professor.

O meu carinhoso "obrigado" à todos os/as professores/as que fizeram a diferença em minha vida, que contribuiram para a minha formação pessoal e intelectual e a todos os meus amigos professores que me fazem acreditar que nosso esforço vale a pena. Parabéns pelo nosso dia!

E fica o singelo desejo de que, talvez um dia, eu possa ser para alguns o que muitos deles foram para mim.

PS: "É preciso amor/ Pra poder pulsar/ É preciso paz pra poder sorrir/ É preciso a chuva para florir..." (Almir Sater e Renato Teixeira). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário